PROBLEMATISING REALITY
Encounters between art, cinema and philosophy
Programme 7
Judith Barry, Giovanbattista Tusa

Goethe-Institut, Auditorium
27.03.2019

Rainer Werner Fassbinder, Die Sehnsucht der Veronika Voss (1982)

Die Sehnsucht der Veronika Voss (A Saudade de Veronika Voss, 1982, 104 Min.) de Rainer Werner Fassbinder

Discussão: Judith Barry, Giovanbattista Tusa

As obras de arte, nomeadamente aquelas que trabalham a partir de material documental, podem oferecer um apelo particularmente desafiante para refletir sobre a realidade. Enquanto a ligação indexante à realidade que abordam garante ao som e à imagem uma credibilidade especifica, a postura do artista, a sua escolha estética, temática e política, bem como a posição autorreflexiva, podem gerar uma avaliação critica sobre a constituição dessa realidade. É neste ponto que a arte encontra a filosofia. A reflexão sobre a relação entre o mundo factual e a sua apropriação subjetiva, questionando as reivindicações hegemónicas de objectividade e autoridade e problematizando as contradições inerentes à sociedade, são, por imanência, questões filosóficas. Problematizar a realidade – encontros entre arte, cinema e filosofia é um conjunto de programas que decorre de uma parceria entre IFILNOVA (CineLab) / FCSH / UNL, Goethe-Institut Portugal e Maumaus / Lumiar Cité e em colaboração com Apordoc / Doc’s Kingdom. Estes encontros internacionais entre artistas e investigadores focam-se no momento em que a arte, o cinema e a filosofia se entrelaçam num diálogo produtivo.
No sétimo e último programa desta série de conversas e projeção de filmes acontece o encontro entre a artista plástica Judith Barry e o filósofo Giovanbattista Tusa, acompanhado pela projeção de Die Sehnsucht der Veronika Voss (A Saudade de Veronika Voss, 1982), da autoria de Rainer Werner Fassbinder. Terceiro capítulo da sua trilogia sobre o pós-guerra na República Federal da Alemanha, juntamente com Die Ehe der Maria Braun (O Casamento de Maria Braun, 1978) e Lola (1981), o filme acompanha a história de uma antiga diva do cinema que recusa encarar o facto de a sua celebridade ter desaparecido com o fim do governo de Hitler. Caindo no esquecimento e negando ter sido a face do regime nazi, continua a agir de modo amaneirado, enquanto mergulha na toxicodependência e é vítima de uma psiquiatra manipuladora e mercantilista. Através de uma estética que lembra o film noir norte-americano, Veronika Voss sugere os complexos envolvimentos entre a história individual e coletiva, a realidade e a sua estilização cinematográfica, a brutalidade da indústria do cinema e a máquina de sonhos que representa.

Judith Barry (EUA) é artista plástica e ensaísta. O seu trabalho combina uma série de disciplinas, incluindo instalação / projetos de investigação, arquitetura / design de exposições, cinema / vídeo, performance / dança, escultura, fotografia e meios digitais. A sua obra foi apresentada internacionalmente, incluindo nos seguintes eventos: Berlin Biennale, Venice Biennale(s) of Art/Architecture, Sharjah Biennial, Bienal de S. Paulo, Nagoya Biennale, Carnegie International, Whitney Biennale, Sydney Biennale e documenta. Uma mostra retrospetiva do seu trabalho, com ênfase nas instalações, circulou por vários espaços na Europa, incluindo o Museu Coleção Berardo (2010). As suas publicações incluem: “Body without Limits” (2009), “The Study for the Mirror and Garden” (2003), “Projections: mise en abyme” (1997) e “Public Fantasy” (1991). Atualmente, desempenha o cargo de Diretora do ACT-MIT Program in Art, Culture and Technology (Cambridge, Massachusetts).

Giovanbattista Tusa (Itália) vive e trabalha em Lisboa como filósofo e investigador de media, sendo investigador em Filosofia e Ecologia no Instituto de Filosofia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IFILNOVA). Em 2017, em França, publicou em coautoria com Alain Badiou “De la fin”, atualmente a ser traduzido para inglês, português e espanhol. A sua pesquisa multidisciplinar abrange os campos da política radical, arte, cinema, ecocrítica, realismo ontológico, estudos animais e práticas contemporâneas.























































































































































































Maumaus

Avenida António Augusto de Aguiar, 148 - 3º C
1050-021 Lisboa, Portugal

Tel: + 351 21 352 11 55
maumaus@maumaus.org

Seminar
Alan Read
The Dark Theatre:
Conditions of the Irreparable
11.-13.03.2020, 11 am, 2 pm

Auditorium Goethe-Institut, Lisbon

Seminar
Santiago Zabala

The Greatest Emergency is the Absence of Emergency: Anarchic Hermeneutics, Emergency Aesthetics, and Philosophical Warnings

16,18, and 19.03.2021
4 pm - 7 pm

The seminar will take place online only.

Fogo Island Dialogues
Atlantic Codes
November 8–9, 2019

Calouste Gulbenkian Foundation, Padrão dos Descobrimentos, Lumiar Cité


Lumiar Cité

Rua Tomás del Negro, 8A
1750-105 Lisboa, Portugal
Wednesday to Friday, 3pm to 7pm and by appointment. Saturday to Sunday, 10am to 1pm.
Tel: + 351 21 755 15 70 | 21 352 11 55
lumiar.cite@maumaus.org

Ao descer a escada
Há um degrau p’ra me sentar.
Não há outro degrau
Onde descansar.
Não estou lá em baixo
Nem lá em cima estou.
Estou é na escada
Onde sempre estou.

Ao subir a escada
Não estou em cima, nem em baixo.
Não estou na creche,
Nem mesmo no sopé, acho.
Ideias estranhas começam a girar
Na minha cabeça
Fora do lugar!

Tonio Kröner
09.11.2019 - 02.02.2020

25.01 | 17h00 Talk with Tonio Kröner, Simon

Thompson, Jürgen Bock


Judith Barry
All the light that's ours to see

Extended until 6 December 2020

In line with revised recommendations from the authorities, we are postponing the exhibition, which was scheduled to open on 28 March. A new date will be communicated in due course.

Loretta Fahrenholz
Circle Navel Nil
Spring 2021


In cooperation with Lumiar Cité:

Tiffany Chung
Thu Thiêm: an archaeological
project for future remembrance
08.06. - 08.09.2019

Johann Jacobs Museum



Maumaus / Lumiar Cité
is funded by Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes. With the support of Câmara Municipal de Lisboa and Junta de Freguesia do Lumiar

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