Book Presentation and Screening
Renée Green, Ros Gray
Other Planes of There: Selected Writings
Endless Dreams and Water Between
Come Closer
25.01.2016

Livraria Linha de Sombra
Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema



My Image

A Maumaus e o espaço Lumiar Cité, em colaboração com a Livraria Linha de Sombra e a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, organizam sessões de apresentação da publicação “Other Planes of There: Selected Writings” e da projeção dos filmes “Come Closer” e “Endless Dreams and Water Between”, todos da autoria da artista plástica Renée Green.

A obra de Renée Green define-se por uma prática artística que explora e amplia o terreno tradicional da arte, utilizando-a para questionar o sentido e o modo da nossa vivência. A artista evita uma simples transfiguração de conteúdos (a sociologia como arte, etc.) recorrendo a instalações, vídeos, esculturas e texto como suporte para diversos modelos de um conhecimento diferenciado, referindo-se às tensões entre estes e os seus estatutos relativos. Ironia, humor e seriedade fazem parte dos trabalhos que são desenvolvidos através de uma complexa rede de associações com base em ideias do passado, do presente e do futuro. Estas associações misturam-se com narrativas públicas e privadas, de tempos e locais diferentes, de acordo com as observações da artista. A publicação “Other Planes of There: Selected Writings” (Duke University Press) reúne pela primeira vez uma coleção substancial dos textos que a artista produziu entre 1981 e 2010: ensaios, guiões de filmes, críticas, polémicas e reflexões sobre a sua prática artística e obras de arte seminais. Os ensaios selecio- nados estão dispersos por publicações originárias de diferentes países e línguas, o que torna “Other Planes of There: Selected Writings” um elemento decisivo na perceção da trajetória artística e intelectual de Renée Green.

“Come Closer” é um filme peripatético que desenvolve uma meditação poética sobre a distância, sugerindo uma rede afetiva entre Lisboa, São Francisco e o Brasil. Focando-se no cineasta brasileiro Karim Aïnouz, no músico Derrick Green – irmão da artista e vocalista da banda brasileira Sepultura – e no trabalho que produziu em Lisboa desde 1992, o filme também pode ser visto como uma reflexão sobre a amizade e a saudade. Através de um narrador português (o artista plástico Nuno Ramalho), reformula-se o relacionamento contínuo de Green com o mundo lusófono como uma memória visceral da complexidade das relações cruzadas, ou seja, do modo como a história persiste no presente. No filme “Endless Dreams and Water Between”, quatro personagens fictícias sustentam uma troca epistolar em que o seu pensamento é entrelaçado com as localizações físicas que habitam, elas próprias enquanto personagens visuais e aurais: as ilhas de Manhattan (EUA), Maiorca (Espanha) e as ilhas e a península que formam a área de San Francisco Bay (EUA). As reflexões e os sonhos das personagens representam o que poderia ser descrito como uma “mente – arquipélago”, ligando mundos, tempo e espaço.

Ros Gray é Professora Agregada de Fine Art Practice (Critical Studies) no Goldsmiths College, University of London.

Renée Green (1959) é Professora no MIT Program in Art, Culture and Technology, School of Architecture and Planning. A sua obra foi apresentada em museus, bienais e festivais, incluindo: Yerba Buena Center for the Arts (São Francisco), Musée Cantonal des Beaux-Arts (Lausanne), Jeu de Paume (Paris), Portikus (Frankfurt), Vienna Secession (Viena), MOCA (Los Angeles), MACBA (Barcelona), Museum Ludwig (Colónia), ICA (Londres), Centre Georges Pompidou (Paris), Bienal de Berlim, Manifesta 7 (Trentino) e Documenta 11 (Kassel). As suas publicações incluem “Endless Dreams and Time-Based Streams”, “Ongoing Becomings”, “Between and Including”, “Shadows and Signals” e “Negotiations in the Contact Zone” (editora). Colaborou com ensaios e ficções para inúmeras publicações, incluindo: Frieze, Transition, October, Texte zur Kunst e Collapse.




























































































































































































































Maumaus

Avenida António Augusto de Aguiar, 148 - 3º C
1050-021 Lisboa, Portugal

Tel: + 351 21 352 11 55
maumaus@maumaus.org

Seminar
Alan Read
The Dark Theatre:
Conditions of the Irreparable
11.-13.03.2020, 11 am, 2 pm

Auditorium Goethe-Institut, Lisbon

Seminar
Santiago Zabala

The Greatest Emergency is the Absence of Emergency: Anarchic Hermeneutics, Emergency Aesthetics, and Philosophical Warnings

16,18, and 19.03.2021
4 pm - 7 pm

The seminar will take place online only.

Seminar
Sjoerd van Tuinen
The Politics of Resentment
24–26.03.2021
12h–14h30, 15h30–18h

The seminar will take place online only.

Fogo Island Dialogues
Atlantic Codes
November 8–9, 2019

Calouste Gulbenkian Foundation, Padrão dos Descobrimentos, Lumiar Cité


Lumiar Cité

Rua Tomás del Negro, 8A
1750-105 Lisboa, Portugal
Wednesday to Friday, 3pm to 7pm and by appointment. Saturday to Sunday, 10am to 1pm.
Tel: + 351 21 755 15 70 | 21 352 11 55
lumiar.cite@maumaus.org

Ao descer a escada
Há um degrau p’ra me sentar.
Não há outro degrau
Onde descansar.
Não estou lá em baixo
Nem lá em cima estou.
Estou é na escada
Onde sempre estou.

Ao subir a escada
Não estou em cima, nem em baixo.
Não estou na creche,
Nem mesmo no sopé, acho.
Ideias estranhas começam a girar
Na minha cabeça
Fora do lugar!

Tonio Kröner
09.11.2019 - 02.02.2020

25.01 | 17h00 Talk with Tonio Kröner, Simon

Thompson, Jürgen Bock


Judith Barry
All the light that's ours to see

Extended until 6 December 2020

In line with revised recommendations from the authorities, we are postponing the exhibition, which was scheduled to open on 28 March. A new date will be communicated in due course.

Loretta Fahrenholz
Circle Navel Nil
Spring 2021


In cooperation with Lumiar Cité:

Tiffany Chung
Thu Thiêm: an archaeological
project for future remembrance
08.06. - 08.09.2019

Johann Jacobs Museum



Maumaus / Lumiar Cité
is funded by Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes. With the support of Câmara Municipal de Lisboa and Junta de Freguesia do Lumiar

My Image
My Image
My Image
My Image