Book Presentation and Screening
Renée Green, Ros Gray
Other Planes of There: Selected Writings
Endless Dreams and Water Between
Come Closer
25.01.2016

Livraria Linha de Sombra
Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema



Book Presentation and Screening Renée Green, Ros Gray Other Planes of There: Selected Writings  Endless Dreams and Water Between Come Closer 2016

A Maumaus e o espaço Lumiar Cité, em colaboração com a Livraria Linha de Sombra e a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, organizam sessões de apresentação da publicação “Other Planes of There: Selected Writings” e da projeção dos filmes “Come Closer” e “Endless Dreams and Water Between”, todos da autoria da artista plástica Renée Green.

A obra de Renée Green define-se por uma prática artística que explora e amplia o terreno tradicional da arte, utilizando-a para questionar o sentido e o modo da nossa vivência. A artista evita uma simples transfiguração de conteúdos (a sociologia como arte, etc.) recorrendo a instalações, vídeos, esculturas e texto como suporte para diversos modelos de um conhecimento diferenciado, referindo-se às tensões entre estes e os seus estatutos relativos. Ironia, humor e seriedade fazem parte dos trabalhos que são desenvolvidos através de uma complexa rede de associações com base em ideias do passado, do presente e do futuro. Estas associações misturam-se com narrativas públicas e privadas, de tempos e locais diferentes, de acordo com as observações da artista. A publicação “Other Planes of There: Selected Writings” (Duke University Press) reúne pela primeira vez uma coleção substancial dos textos que a artista produziu entre 1981 e 2010: ensaios, guiões de filmes, críticas, polémicas e reflexões sobre a sua prática artística e obras de arte seminais. Os ensaios selecio- nados estão dispersos por publicações originárias de diferentes países e línguas, o que torna “Other Planes of There: Selected Writings” um elemento decisivo na perceção da trajetória artística e intelectual de Renée Green.

“Come Closer” é um filme peripatético que desenvolve uma meditação poética sobre a distância, sugerindo uma rede afetiva entre Lisboa, São Francisco e o Brasil. Focando-se no cineasta brasileiro Karim Aïnouz, no músico Derrick Green – irmão da artista e vocalista da banda brasileira Sepultura – e no trabalho que produziu em Lisboa desde 1992, o filme também pode ser visto como uma reflexão sobre a amizade e a saudade. Através de um narrador português (o artista plástico Nuno Ramalho), reformula-se o relacionamento contínuo de Green com o mundo lusófono como uma memória visceral da complexidade das relações cruzadas, ou seja, do modo como a história persiste no presente. No filme “Endless Dreams and Water Between”, quatro personagens fictícias sustentam uma troca epistolar em que o seu pensamento é entrelaçado com as localizações físicas que habitam, elas próprias enquanto personagens visuais e aurais: as ilhas de Manhattan (EUA), Maiorca (Espanha) e as ilhas e a península que formam a área de San Francisco Bay (EUA). As reflexões e os sonhos das personagens representam o que poderia ser descrito como uma “mente – arquipélago”, ligando mundos, tempo e espaço.

Ros Gray é Professora Agregada de Fine Art Practice (Critical Studies) no Goldsmiths College, University of London.

Renée Green (1959) é Professora no MIT Program in Art, Culture and Technology, School of Architecture and Planning. A sua obra foi apresentada em museus, bienais e festivais, incluindo: Yerba Buena Center for the Arts (São Francisco), Musée Cantonal des Beaux-Arts (Lausanne), Jeu de Paume (Paris), Portikus (Frankfurt), Vienna Secession (Viena), MOCA (Los Angeles), MACBA (Barcelona), Museum Ludwig (Colónia), ICA (Londres), Centre Georges Pompidou (Paris), Bienal de Berlim, Manifesta 7 (Trentino) e Documenta 11 (Kassel). As suas publicações incluem “Endless Dreams and Time-Based Streams”, “Ongoing Becomings”, “Between and Including”, “Shadows and Signals” e “Negotiations in the Contact Zone” (editora). Colaborou com ensaios e ficções para inúmeras publicações, incluindo: Frieze, Transition, October, Texte zur Kunst e Collapse.















































































































































Maumaus

Avenida António Augusto de Aguiar, 148 - 3º C
1050-021 Lisboa, Portugal
Monday to Friday, 10h00 to 13h00,
14h30 to 19h00

Tel: + 351 21 352 11 55
maumaus@maumaus.org

Current:

Seminar
Amanda Boetzkes
Realism Without Authority
01.04, 04.04.2022
10h–13h, 14h–17h

Fundação Calouste Gulbenkian

Registration is free but limited to the number of seats available. Please send an email with a short CV to admin@maumaus.org by 24.03.2022. Confirmation of registration will be sent by email. The seminar will be in English.

Upcoming:

Seminar
Kerstin Stakemeier
(Un)Romantic Sex
06–08.04.2022
11h–13h, 14h–17h

Goethe-Institut

Registration is free but limited to the number of seats available. Please send an email with a short CV to admin@maumaus.org by 31.03.2022. Confirmation of registration will be sent by email. The seminar will be in English.

Independent Study Programme
Call 2022
Until 20.09.2021

Fogo Island Dialogues
Atlantic Codes
November 8–9, 2019

Calouste Gulbenkian Foundation, Padrão dos Descobrimentos, Lumiar Cité


Lumiar Cité

Rua Tomás del Negro, 8A
1750-105 Lisboa, Portugal
Wednesday to Sunday, 15h00 to 19h00
or by appointment.
Tel: + 351 21 755 15 70 | 21 352 11 55
lumiar.cite@maumaus.org

Loretta Fahrenholz
Circle Navel Nil
24.04. – 27.06.2021

24.06 | 18h00 Online conversation with Sabeth

Buchmann, Loretta Fahrenholz and Jürgen Bock


Current:

Ana Jotta
SEMPRE
05.03. – 31.07.2022

14.05 | 17h Guided tour and conversation

with the artist


In cooperation with Lumiar Cité:

Tiffany Chung
Thu Thiêm: an archaeological
project for future remembrance
08.06. - 08.09.2019

Johann Jacobs Museum



Maumaus/Lumiar Cité
is funded by Ministério da Cultura/Direção-Geral das Artes. With the support of Câmara Municipal de Lisboa and Junta de Freguesia do Lumiar

My Image
My Image
My Image
My Image